Como se organizar para fazer uma alimentação saudável em 14 dicas

Não amiguinhas, não é só levantar de manhã e decidir que vai mudar de vida e comer uma alimentação saudável, assim, do nada. Até dá pra fazer isso, mas possivelmente será algo impulsivo que você fará só porque não entrou na calça jeans ontem, e isso não é motivo. Existem boas promoções de calças nas lojas de departamento, acreditem!

  1. A primeira coisa é decidir por que você está fazendo uma alimentação saudável. É por saúde de verdade? Você perdeu muitas roupas boas e caras? Você foi alertada de uma diabetes eminente? Ou você quer porque sim? Pense direitinho nos motivos que te levarão a mudar a sua dieta para sempre. Não é fácil e, se não tiver os motivos certos, não conseguirá nada. Ah, entrar num vestido para uma festa onde o ex estará não vale. E nem ter o corpo de qualquer musa fitness. Vale quando faz mesmo, sentido no seu coração.andrea-pavlo-alimentacao-saudavel-2
  2. Segunda coisa: se você “precisa” de uma “despedida” do que mais gosta já começou errado. Em nenhuma reeducação alimentar você pode se proibir de nada. Se precisa de despedida, está dizendo ao seu cérebro que ficará sem aquilo muuuuuuuuuuitos anos e ele vai tratar de trazer todos os desejos do mundo para você – existem muitas comidas boas, não é mesmo? Mesmo mudando para a alimentação saudável ainda dá pra comer o que você ama, sem se culpar por isso.
  3. Então, estabeleça metas. Reais, pelo amor de Deus. Se você já passou dos 30 não adianta achar que vai perder 6 quilos em 4 horas. Sim, estou exagerando, mas essas coisas existem. Saiba o número que você quer, mas não se foque só nisso. Pense em metas como “melhorar o colesterol” ou “conseguir subir três lances de escada”. Eles são mais realistas do que os números – principalmente nas mulheres eles oscilam muito – e não passam por todas aquelas coisas idiotas que ouvimos sobre IMC e “peso ideal”. O peso ideal é você quem decide, baseada na sua estrutura e estilo de vida.
  4. Ah, sobre isso. Mudar para a alimentação saudável é adotar um novo estilo de vida. Precisa saber que vai mudar pra sempre, pelo menos em 70% do tempo. Eu uso essa média. Se eu acertar 70% da minha alimentação num dia, fico bem feliz e emagreço sem problemas. Procurar pela perfeição só vai te deixar maluca. Comer diferente é um processo, por vezes longo, trabalhoso e dolorido. Tem que querer mesmo.andrea-pavlo-alimentacao-saudavel-3
  5. Isto posto, dê uma boa limpada no seu armário, geladeira e freezer. As coisas que não farão mais parte da sua alimentação deverão ser eliminadas. Não precisa jogar fora, dê para uma vizinha ou alguém na rua, mas não deixe perto de você. Ter coisas demais por perto é complicado. Se não mora só, separe a sua parte da parte do resto da casa e só olhe o seu pedaço. Melhor assim.
  6. Escolha uma coisa da qual você não abre mão e tenha em casa. Eu tenho chocolate (apesar de optar pelo 70%). Se é um doce específico, tenha aquilo para o caso de bater a vontade. Passar vontade de algo só aumenta a compulsão e não adianta nada a longo prazo.
  7. Crie uma rotina nova. Se for cozinhar, escolha um dia para o supermercado. Organize a cozinha não deixando nada faltar. Eu ainda não consegui ter o hábito de fazer cardápio – eu gosto de escolher o que eu como na hora – mas algumas pessoas usam e funciona. E não esqueça de ter o básico que a sua alimentação saudável pede, como frutas, verduras e legumes.
  8. Faça marmitas. Eu trabalho em casa, então quando cozinho algo faço a mais e congelo. Em um dia mais puxado é só sacar a marmitinha. Também é legal se quiser levar para o trabalho. Você saberá o que tem no seu prato e pode só comer o que realmente gosta, feito do jeito que gosta.
  9. Não se pese todos os dias. O nosso peso oscila com milhões de fatores e se pesar todo dia pode dar resultados – positivos ou negativos – falsos. Então escolha um dia da semana – ou do mês se não for tão ansiosa – e se pese.andrea-pavlo-alimentacao-saudavel-4
  10. Pense nos momentos de compulsão ou comer demais e mude o hábito. Eu tinha mania de comer em frente a TV, a noite. Então passei a jantar um pouco mais tarde, e ficar no computador ao invés disso. Ou então, eu jogo no celular, isso me acalma e não me faz pensar em comer coisas que não me fazem muito bem.
  11. Faça as suas próprias estratégias. Todos sabemos o que é melhor para a gente. A sua alimentação saudável é diferente da minha. Eu amo suco detox, por exemplo, pelo sabor mesmo, então eu tomo de manhã. Mas não se force a comer ou tomar nada que você não suporte, é um passo para a desistência.
  12. Não mude tudo de uma só vez. Mudar a alimentação é complicado, exige uma série de pequenas mudanças. Então escolha ou dieta ou exercícios para começar. Depois que se acostumar com um, aí parta para o outro. Você é uma só, não dá pra mudar tudo, normal.
  13. Seja feliz. Se não estiver se sentindo melhor não vale. Mas atenção, no começo é difícil e te tira da zona de conforto, então não vai ser legal. Mas chega um momento em que aquilo entra na rotina e fica mais fácil – geralmente depois de um mês. Então, é normal se sentir desconfortável no começo, mas não para sempre.
  14. Se dê presentes por conseguir as metas menores. Perdeu quatro quilões, agende uma massagem. Conseguiu cozinhar sua própria comida por um mês, faça um passeio ou compre uma blusa nova para você. Pequenas recompensas ajudam no começo.

Ah, e a dica mais importante, me siga por aqui e pelo Instagram (@andreapavlo) e compartilhe a sua jornada com a amiguinha.  Assim você pode ver o que funciona e o que não funciona e copiar, boba!

Um comentário sobre “Como se organizar para fazer uma alimentação saudável em 14 dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s