As irmãs gêmeas do fracasso: perfeccionismo e procrastinação

No curso que fiz a alguns meses no Piauí, Mente Milionária Experience, aprendi que existem dois problemas que podem acabar com a chance de alcançarmos os nossos objetivos. O primeiro é procrastinação e o segundo é o perfeccionismo. Eu já até falei do perfeccionismo por aqui, coisa que eu andei trabalhando bastante comigo mesma, mas agora eu notei que eu também tenho a outra irmã gêmea do fracasso: a procrastinação.

É incrível como arrumamos inúmeras desculpas para não fazer algo que não queremos. Queremos, mesmo, realmente. Por mais que saibamos que aquilo é bom, por mais que o nosso racional tenha claro o quanto aquilo vai no fazer bem e o quanto tenhamos experimentado esse bem no passado, ainda assim adiamos demais.

No meu caso existem duas coisas: um tratamento de canal (que está pago desde o ano passado) e colocar a rotina de exercícios físicos no meu Milagre da Manhã e, obviamente, na minha vida.

Eu acredito, como terapeuta e coach, que não existe procrastinar só por preguiça ou só porque “você não quer”. Poxa, somos seres inteligentes, espertos, temos um conhecimentos legal das coisas. Temos uma lista de vantagens de que algo seja feito na nossa vida, então porque não começar? Por que não fazer?

Não, nunca é tão simples. Se você é, como eu, uma pessoa determinada e não consegue mudar alguns hábitos específicos na sua vida, repense. Tem alguma coisa errada que não está certa. Você está fazendo isso por algum motivo e precisa descobrir qual é.

No meu caso, como vocês estão percebendo, são coisas que estão relacionadas ao meu físico. Passei os últimos meses fazendo e refazendo exames, coisas atrasadas à muitos anos. Agora, assim que terminar de escrever aqui, vou à médica ginecologista para ela analisar meus exames. Ou seja, eu acabo sempre protelando coisas que estão relacionadas a minha saúde e bem estar físicos, por mais que eu saiba o quanto isso é importante.

Se você der uma boa olhada nesse blog vai ver inúmeras tentativas que dietas e exercícios. Eu sempre começo e paro. Eu sempre começo a comer melhor e paro, existe algo que autossabotagem aí que eu preciso descobrir o que é. Mas, por enquanto, estou só investigando.

E você, o que precisa ser feito que você está protelando propositadamente? Qual é a meta que você quer muito alcançar mas que simplesmente não consegue? Podemos descobrir, quem sabe, juntos, do porque de tudo isso, não é mesmo? Que tal começarmos agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s