Como sair das dívidas? 9 dicas úteis

Um ponto importante na organização financeira – e uma pergunta que me fizeram no Instagram foi “Legal, quero parar de gastar e começar a poupar. Mas ainda tenho muitas dívidas, como devo proceder produção?”. Sim, essa parte é complicada e exige uma coisa chamada sacrifício (tem até uma palestrinha no meu Instagram @andreapavlo_holistica nos destaques falando sobre isso)! Então, reuni algumas dicas dadas por especialistas para tirar a gente do sufoco e, finalmente, voltarmos a ser felizes com nosso crédito restabelecido.

  1. Se sente que tem uma compulsão por gastos, procure ajuda. É bastante comum que a gente acabe jogando as nossas frustrações em comprar. Inclusive existem estudos que comprovam que pessoas com propensão a comer demais também tem propensão a gastar demais. Uma boa terapia – a cognitivo comportamental por exemplo – pode ajudar a desviar o foco.
  2. Não compre nada de imediato. Pense, calcule a planeje cada compra, principalmente de supérfluos como uma nova TV com a sua ainda boa.
  3. Liquide primeiro as dívidas com juros mais altos e só vá negociar quando souber direitinho o quanto terá para isso por mês.
  4. Consiga uma fonte extra de renda como vender docinhos ou revender produtos. Mas tenha cuidado com alguns investimentos que precisam ser altos demais e acabam te deixando mais endividada. Oferecer serviços – como aulas particulares por exemplo – é mais negócio.

andrea-pavlo-como-sair-das-dividas-9-dicas-money

  1. Corte o crédito. Corte os cartões. Sim, todos. Eu deixo um com um limite baixo para compras da internet – manter um blog custa bastante dinheiro – e só. Se tiver, vai acabar usando.
  2. Peça ajuda para pessoas que entendam mais de finanças do que você. Pode ser contratar um consultor ou até aquele seu tio que manja tudo dos paranauês.
  3. Procure aprender sobre finanças. Não, não é um bicho de sete cabeças e na realidade é só uma crença limitante que você é mulher e não tem cabeça para isso. Bobagem! É realmente mais fácil a mulher se perder nas compras porque compramos pouco e coisas mais baratinhas. Homens costumam comprar menos, mas quando compram é um carro ou uma TV enorme, então eles vêem melhor onde está o dinheiro.
  4. Adeque seu estilo de vida ao seu salário, já descontando parcelas da dívida. Se precisar vender o carro e comprar um mais em conta ou até mesmo mudar de casa, faça isso. Se você tem uma casa cara demais, literalmente não está ganhando para isso e precisa mudar.
  5. Foco sempre. Se o foco é pagar as dívidas saiba que qualquer cafezinho a mais pode te deixar mais longe do seu objetivo. Ao invés disso, consiga dinheiro para adiantar as últimas parcelas e ganhar ainda mais descontos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s