A vida é um processo

Sim. A vida é um processo. E cada evento é um processo longo, demorado e dificil. Geralmente.

Quando uma pessoa fala: estou namorando, ela não acordou de manhã, achou uma pessoa na rua e engatou um namoro. Possivelmente vem conhecendo pessoas, talvez a anos. Provavelmente precisou mudar alguns comportamentos, aprendeu muito e mudou o foco diversas vezes. Possivelmente um corte de cabelo novo ou perder uns quilos ajudou. Provavelmente ela precisou fazer um milhão de coisas para encontrar a pessoas certa.

Quando alguém se separa também é isso. Acho interessante quando alguém fala “me separei ontem”. Na verdade, não. Possivelmente a pessoa vem se separando a meses. Possivelmente houveram brigas demais, desentendimentos. Possivelmente a relação foi se desgastando e você não deu conta. Ou até deu conta mas não quis oficializar. Possivelmente as coisas estavam ruins a tempo demais para continuar com aquilo. Foi um processo.

Demoramos nove meses para sairmos da barriga da mamãe, e ainda assim saimos incompletos. Não sobreviveríamos nem meia hora sem alguém que nos desse pelo menos uma coberta. Engravidar é um processo. Emagrecer é processo. Engordar é um processo.

Aceitação, autoconhecimento então, nem se fale. O tamanho do processo é tão enorme que vez ou outra paramos um pouco. Depois continuamos. Isso se chama vida. A vida não é, definitivamente o fim. É só o meio. Quando você finalmente encontra o amor da sua vida, percebe o quanto precisa se adaptar. Mudar algumas coisas em si mesmo. Dar de cara com os seus fantasmas. E todo mundo dizendo que esse era o final feliz, não é mesmo?

Errado. Não existe final feliz porque não existe final. Os finais são recomeços de novos processos, depois de sairmos de algum que não tinha mais sentido ou que não tinha mais nada a nos ensinar. Só isso. A louça sempre suja de novo. A comida precisa ser refeita infinitas vezes. O cachorro faz o xixi no lugar errado de novo e de novo e de novo. E continuarmos aprendendo a fazer. Um dia, aquilo cessa. E outra coisa começa.

Então, não vamos reclamar disso tudo porque sem isso não existe nada. A vida é um eterno processo de aprendizagem e eu prefiro ver como uma escola do que como um presídio. Estamos aqui, na nossa escola, com a Tia Vida. E ela pode ser uma fofa, um momento, e uma fdp no momento seguinte. Ela vai te dar o que você precisa para aprender. E ela é suficientemente boa, não muito, para te fazer ser e fazer o que você realmente precisa.

2 comentários sobre “A vida é um processo

  1. Bia Ribeiro disse:

    Concordo totalmente, Andrea! A vida é um processo, a gente nasce incompleto, como você disse, e precisamos nos desenvolver sempre. Em ciclos, pois lavamos a louça e ela logo estará suja de novo. E nós temos esse desejo de resolver logo, de ponto final, de final feliz. Não enxergamos a beleza da possibilidade de melhorar sempre. Parabéns pelo texto! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s