Como fazer a roda da vida e se equilibrar

Há um tempo atrás eu escrevi sobre como fazer a roda da fortuna. A roda da fortuna é uma ferramenta de visualização para você alcançar sonhos e objetivos. Dá uma olhada nesse post!

Aqui é diferente. A roda da vida é uma ferramenta de coaching, que usamos para diagnosticar que áreas da nossa vida precisam de mais ou menos atenção. Você consegue olhar a sua vida como em um mapa, dando prioridades, dedicando mais tempo e mais energia para o que tem as “notas” menores.

Não tem como termos a vida ideal, com tudo funcionando igual ao mesmo tempo. Quando nos dedicamos mais a uma coisa, inevitavelmente a nossa mente nos prende naquilo e acabamos deixando outras áreas importantes de lado. Eu costumo dizer que, se não dá pra deixar a vida nota 10, pelo menos precisamos deixar tudo com uma nota 7. É a lei do 70% de aproveitamento. Mesmo que tenham áreas nota 10, se tentarmos deixar tudo assim vamos ficar malucos. Então é equilíbrio e foco no que realmente é necessário.

A roda é um círculo que você pode desenhar em um pedaço de papel. Divida esse círculo em 8 partes iguais, como uma pizza mesmo, e nomeie cada uma das áreas. Eu proponho a seguinte divisão:

  1. Família
  2. Romance
  3. Amizades
  4. Lazer
  5. Trabalho
  6. Auto-gestão
  7. Saúde
  8. Finanças

Algumas pessoas gostam de colocar outros itens, fica a seu critério. Algumas pessoas estudam, por exemplo, e gostam de ter uma divisão para isso. Eu coloco “estudos” e “espiritualidade” dentro do item “auto-gestão”. Aliás, auto-gestão é tudo o que você faz pela sua mente e pelo seu bem estar, então você pode classificar como quiser.

TESTE3-1022x1024

Alguns coachs gostam de fazer divisões ainda mais específicas, como na imagem acima. Isso você pode sentir. Se achar que uma roda mais simples será melhor, faça assim. Senão pode mandar ver na mais completa.

Este site aqui traz a roda da vida para imprimir e ainda algumas perguntas para o diagnóstico:

https://clickidealequilibrio.com.br/rodadavidadesenvolvimentohumano/

Depois, atribua uma nota a cada área que você especificou. Se você acha que o seu romance está indo bem, mas acha que precisa se dedicar um pouco mais a questão sexual, por exemplo, atribua uma nota 6. Se perceber que suas finanças estão equilibradinhas, pode mandar a nota 10. Assim, você precisa pensar direitinho em cada área. Não é uma ferramente para sermos muito intuitivos, precisamos analisar profundamente cada uma das áreas e no que estamos ou não realizados.

Depois, escolhe até no máximo 3 áreas para começar as mudanças e estabelecer metas e objetivos. Mas isso é tema para outro post, esse aqui já está ficando longo demais.

Se quiser fazer tudo isso com a ajuda de um profissional, melhor ainda. Temos as ferramentas e as técnicas necessárias para entender cada coisa que você precisa mudar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s