9 dicas para se organizar na cozinha e comer mais saudável

Pois é amiguinha, e você resolveu que comer mais saudável é uma boa. Além de ser econômico, você pode fazer a sua comidinha como você realmente gosta e curtir o tempo se cuidando – e cuidando de quem você ama – na cozinha. Mas isso não é do dia para a noite e exige certa organização. Sim, perca um tempinho fazendo isso e depois as coisas – prometo – vão ficar mais práticas e automáticas. Vou passar 9 dicas que eu sigo a risca e que me ajudam demais nessa hora.

  1. Invista em bons eletrodomésticos. Um bom fogão, uma geladeira decente com freezer e um bom forno de microondas operam milagres. Se o seu já está com a porta pendurada, é hora de arrumar isso do início. Não precisa comprar um fogão masterchef, mas compre um que agrade seus olhos e que tenha uma boa altura e qualidade. Isso é importante.
  2. Invista em “frescuras” que deixam a vida mais saudável. Existe uma fritadeira chamada “Air Fryer” que opera milagres. Mas não adianta comprar a genérica, não é a mesma coisa. Ela custa caro, mas te faz comer coisas que você ama sem gordura. Fica pronta rapidinho e dá pra fazer de pão de queijo a salmão. Vale o investimento.andrea-pavlo-9-dicas-para-se-organizar-na-cozinha-e-comer-mais-saudavel-airfrer
  3. Compre acessórios práticos e necessários. Uma boa colher de pau (sim, eu uso, amo demais para pensar em contaminação), um descascador de legumes e uma boa sacola para a freira são alguns dos itens indispensáveis na sua cozinha. Se não recebe amigos, dispense os palitinhos que seguram o milho ou coisinhas que vão encher a sua gaveta, mas não servem para nada. Uma boa faca, de chefe, também é importante – um bom conjunto seria o ideal, assim como boas panelas. Não precisa comprar tudo de uma vez – aproveite aqueles cupons de supermercados que sempre dão bons produtos.
  4. Explore a feira perto da sua casa. Não sei vocês, mas eu sou a louca da feira. Quando era criança queria trabalhar na barraca de frango e tudo. A feira tem o contato direto com o produtor – muitas vezes – e você vai achar itens frescos e com preços excelentes. Na feira perto de casa eu compro uma sacola de produtos – todos descascados, cortados e já embrulhados – por R$ 25 e dá para a semana toda.
  5. Prefira os orgânicos. Não, ainda não temos uma cultura de orgânicos tão boa. Mas sempre tem uma barraca na feira ou até mesmo uma feira inteira de orgânicos. Os preços ainda são altos, mas dá pra aproveitar os alimentos em alta e fazer belas receitas.

andrea-pavlo-9-dicas-para-se-organizar-na-cozinha-e-comer-mais-saudavel-2

  1. Assista programas de culinárias. A GNT tem programas ótimos como “Perto do Fogo” do Felipe Bronze, “Bela Cozinha” da Bela Gil e até esquetes de comiga vegana e orgânica. Sempre te dá boas ideias de receitinhas e te traz aquele clima de “cozinhar é bom demais” que as nossas avós ainda tinham – a minha pelo menos.
  2. Cozinhe coisas que você goste. Não adianta nada querer tomar um suco detox que você acha intragável ou comer aquele jiló que você odeia só porque tem sei lá o que. O que vai acontecer é que você vai comer uma vez e depois vai ficar mal pensando em fazer aquilo de novo. Não vale a pena.
  3. Organize o cardápio da semana. Para evitar o desperdício, saiba o que vai cozinhar em cada dia da semana. Claro que a programação pode mudar, mas não adianta comprar meia feira se tudo for estragar. Compre o que realmente for usar e pelo tempo certo, assim terá sempre produtos frescos sem desperdício.
  4. Cozinhar não é só o tempo na cozinha. É comprar, lavar, descascar, lavar a louça depois. Então, só se embrenhe nesse projeto se realmente for importante para você e você conseguir separar tempo para isso. Senão é melhor conseguir uma boa empresa de congelados e ser feliz. Não faça nada que não te faça realmente feliz.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s