Por que você organizar a sua casa?

Assisti uma live com o meu querido mentor e coach Fabiano Goés em que ele falava sobre organização externa. Ele disse que, quando organizamos as coisas externamente, automaticamente, as emoções internas também se organizam. Isso porque precisamos ver, sentir, olhar para as coisas.

Nessa mesma live ele falou sobre o ex-prefeito de Nova York, o famoso Rudolph Giuliani. Quando ele era prefeito, reparou que as ruas que tinham janelas quebradas costumavam ter maiores índices de violência. Fez uma limpa na cidade, mandando consertar centenas de janelas e limpar e organizar muitas ruas, o que baixou o índice de assassinatos de 30 para 3 para cada milhão de habitantes. Isso só por causa das janelas quebradas!

O que acontece é que a nossa mente faz e vai atrás daquilo que ela vê. Se está acostumada com bagunça e caos, é isso que vai procurar cada vez mais. Lembro do espaço da minha ex-terapeuta, a Cida. Era uma casa deliciosa no Ipiranga, com o sol entrando o dia todo. Eu entrava lá e, ao invés de uma sala de espera, ela tinha uma cozinha com bolo e chá esperando quentinho. Sempre que eu entrava, lembrava da casa da minha avó e me sentia bem na mesma hora.

Nossa mente replica o que vê. De novo, se você abre o seu armário e só vê bagunça, confusão, vai repetir o padrão em todas as áreas. Pode ser nas finanças, nos relacionamentos. Vai acabar fazendo escolhas bem erradas e nem sabe o porquê. Então, o primeiro passo para uma vida feliz, é arrumar a bagunça. Sem dúvida.

Eu uso o método Marie Kondo desde que li seu primeiro livro a alguns anos. Ela nos diz que só mantenha coisas em casa que te fazem feliz. Na primeira vez que fiz, mandei sacos e sacos de porcarias embora. Foi uma delícia. Sugiro muito a leitura desse livro, bem como o mais novo dela que ainda não li, mas já está na lista. Lá ela explica o método e como chegou a ele.

82f1abd3a0d3d026dc2b6556b0104593

Japoneses são muito bons em ordem, organização e limpeza, então são os melhores para falar sobre isso, não é mesmo? Aqui, quero ir postando toda semana dicas de organização, livros, truques e tudo o que eu faço aqui em casa. Tenho certeza de que você vai acabar se inspirando.

Vamos arrumar as “janelas quebradas” da vida?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s