Como manter o foco na quarentena

Essa é uma das perguntas que mais recebo. Pessoas dizendo que não estão conseguindo ser tão produtivas como deveriam, que estão se perdendo em tarefas e que não sabem como manter o foco. Bom, quem já não tinha essa habilidade antes, com certeza, agora as coisas ficam piores. Na realidade, tudo na quarentena que aparece, na verdade já existia, não é mesmo?

Não se cobre tanto

Energeticamente existe uma questão de excessos, informações demais e um desejo de não perder nada para poder controlar. Nesse contexto, é mais difícil mesmo manter o foco no bem e na positividade e vai ter dias ruins sim, com em qualquer outro momento. A questão é que talvez eles sejam mais frequentes e isso acabe te deixando menos produtivo. Mas tudo bem, sem tanta cobrança, ok?

Manter o afastamento de tantas noticias

O excesso de informações pode deixar a mente conturbada demais e, sabemos bem, que 70% das informações não serve para nada, só pra encher nossa cabeça de medo. Escolha uma fonte confiável, leia pela manhã e não pense mais nisso. Foque em você e na sua vida,.

Manter uma rotina

Uma das coisas mais importantes e difíceis – e o porquê de muitas pessoas não gostarem de trabalhar em casa é conseguir manter a rotina sem uma pressão externa. Ou seja, conseguir acordar no mesmo horário, todos os dias, mesmo sem ter que bater cartão exige disciplina. Faça as refeições, acorde e tome seu banho dentro de alguns horários preestabelecidos. Vale até anotar a nova rotina num papel e, até conseguir estabelecer, ir seguindo à risca. Isso ajuda a, na hora de focar no trabalho, não ficar pensando na louça na pia ou que queria um bolo de chocolate.

Isolamento dentro de casa

Quando estamos com mais pessoas, principalmente crianças, tudo é mais complicado. Se possível, eleja um canto mais isolado da casa para trabalhar – pode até ser a lavanderia, onde não será tão importunado. Se não for possível, um fone de ouvido com música clássica ajuda.

Começar pela coisas mais fáceis e mecânicas

Se você não está conseguindo dar o pontapé inicial no dia, comece pelo mais fácil. Escolha tarefas mecânicas como arrumar a lista de tarefas, colocar números em uma planilha ou coisas que sejam mais operacionais. Assim você vai entrando no clima e as coisas ficam mais fáceis.

Criar uma lista de prioridades

Para isso, é bom ter uma lista de prioridades. O que precisa ser feito no seu dia,o que está em atraso e o que precisa de mais foco primeiro. Lembre-se de guardar um espaço também para o que é importante, ou seja, aquelas coisas que farão diferença no seu futuro. Sobre isso vou fazer outro post.

Estado de flow

O foco depende do nosso estado de flow, ou seja, aquele estado mental no qual você consegue entrar e fluir. Ele pode ser curto, mas geralmente esse super foco faz com que as coisas saiam melhores e mais rápidas. Entrar nesse estado exige treino e dedicação e, geralmente, conseguimos ficar nele no máximo por duas horas. Depois faça um intervalo, tome um café, brinque com seu filho. Você vai voltar melhor e mais focada.

Respeite a si mesmo

Não estamos numa competição de produtividade, então relaxe. O melhor é você conseguir ir fazendo tudo isso aos poucos e de maneira progressiva, sem estresse. Saiba que as coisas vão melhorar e confie. Entenda que tudo o que plantar agora, com foco e disciplina, poderá gerar belos frutos no futuro.

Publicado por Andrea Pavlo

Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa. Mãe da Nina de quatro patas, gosto de viajar, ler e sempre continuar estudando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: