Como identificar um narcisista e se livrar dele para sempre?

Com certeza, esse foi o título mais pretensioso que eu já escrevi na vida. E faço de propósito, com requintes narcísicos, só pra começar a introduzir o assunto: narcisismo.

andrea_pavlo_como_identificar_um_narcisista_1Narciso era um carinha da mitologia grega, que se apaixonou pela própria imagem e acabou afogado nas águas de um lago. De tanto que o bicho ficou olhando a própria imagem, não é deprimente? Naquela época pode até ser que fosse (quando o mito foi escrito), mas hoje parece que isso virou uma praga. Não, não é que o narcisismo seja um vírus que se espalhou rapidamente depois que Freud utilizou o termo em bases psicológicas, mas ele se espalhou como um elemento forte da nossa cultura. A cultura narcisista.

É impossível eu dizer todas as características e é bem difícil, mesmo que você leia centenas de livros, identifica logo de cara. Isso porque um narcisista vem sempre disfarçado. Ele vem disfarçado de amoroso, de fofo (os famosos fofopatas) mas logo mostra a sua face maligna. Sim, alguns acabam ficando disfarçado para sempre, mas mesmo assim ainda dá pra identificar.

Se você deseja um cara legal, trabalhador e que tem uma vida beirando a perfeição, você encontra um desses fácil. Eles são pessoas geralmente bem sucedidas (não necessariamente no trabalho, mas em alguma área da vida) e exalam uma atmosfera de “fodões” por onde passam. Muita gente acha que, para ser um narcisista, a pessoa tem que se olhar no espelho e se amar, ter uma autoestima alta. Mas isso é um engano bem comum, na realidade o transtorno aparece justamente para disfarçar a baixa estima e os problemas reais e profundos emocionais que a pessoa tem.

Mas enumerar algumas das características, para pelo menos a gente começar a se tocar. Espero que isso ajude as pessoas a entenderem como isso funciona e o mal imenso que a pessoa pode gerar na vida de um co-dependente ou na vida de uma pessoa “normal” (odeio o termo, mas é o que tem pra hoje).

andrea_pavlo_como_identificar_um_narcisista_2

  1. São pessoas dissimuladas e geralmente mentirosas. As mentiras podem ser bobinhas, mas eles não querem arranhar a própria imagem e por isso preferem mentir a contar uma verdade.
  2. São pessoas muito preocupadas com elas mesmas, mesmo quando parecem que estão preocupadas com você.
  3. São extremamente manipuladoras. Só que a manipulação é bem sutil. Primeiro o narcisita estuda a presa para depois usar o que for necessário para manipular o outro.
  4. Quer ter o poder sobre o outro, mesmo que seja nas menores coisas.
  5. Costuma diminuir o outro, mesmo que com coisas pequenas. Se ele sabe que você é inseguro com a sua aparência, vai atacar nesse ponto. Se ele percebe que é a sua inteligencia que te deixa inseguro, ele te chama de burra e assim por diante.
  6. Afasta você dos seus amigos. Amigos geralmente não gostam dele, então melhor tirá-los de perto. Isso abre terreno para a manipulação.
  7. Contam histórias tristes sobre o seu passado, somente para manipular.
  8. São pessoas agradáveis com o outro, mas somente quando realmente interessa. Aquele que te trata bem, mas trata mal o garçom pode ser um narcisista.
  9. Sempre coloca a culpa de qualquer coisa na parceira ou parceiro. É mais uma tática de manipulação.
  10. Não tem a MENOR responsabilidade com a sua emoção. Usa, abusa, larga e volta como se a pessoa fosse um pano de chão. Quanto mais inseguro for o outro, melhor para ele. (mecanismo de chave-fechadura / pessoa insegura ou co-dependente e narcisistas)
  11. É sempre perverso, mesmo com coisas que não tinha a menor necessidade.

 

Gente, isso é um resumo do resumo. Se você está conhecendo ou mantem um relacionamento com alguém assim fuja para as colinas. Se não for possível fazer isso sozinha, procure a ajuda de um terapeuta especializado. Os narcistas, quando tem terreno livre, costumam fazer uma festa e acabar com a vida da pessoa em vários sentidos, principalmente emocionais. Procure ajuda se você se identificar com os sintomas acima e aprenda a fazer bem para você e pra quem você ama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s