A diferença em urgente e importante

Neste momento, em que falamos tanto de produtividade em casa, ou em home office, achei interessante poder falar um pouco desse assunto. Na realidade, a matéria da produtividade tem um monte de coisas legais e que ajudam mesmo no nosso dia a dia. Vou falar só de um dos aspectos. Ao longo dos próximos textos, pretendo falar um pouco mais sobre isso.

A produtividade serve para alcançarmos objetivos e não só para entregar o relatório no dia certo. É importante que a gente aprenda a priorizar, a delegar e a entender o que de fato queremos para o nosso futuro. O que fazemos hoje, molda o que seremos ou teremos amanhã.

Dentro do processo de coaching separamos assim:

OBJETIVO –> METAS –> SUBMETAS –> TAREFAS

O objetivo é a coisa maior, aquela grande e conceitual coisa que você deseja. Um exemplo de objetivo é: ter uma saúde de ferro. Percebem que isso é bem subjetivo e pode representar um monte de coisas? Então, primeiro, defina o que é esse objetivo no geral. É ter mais energia? É nunca ficar doente? Escreva tudo isso em um pedaço de papel.

Beleza, já sei o que eu quero, mas ainda não sei como eu quero. É hora de pensar nas metas. Metas são o que eu preciso para chegar ao meu objetivo maior. No exemplo acima poderíamos citar : ter uma alimentação mais saudável ou ter um programa de exercícios. A meta ainda pode ser bem subjetiva, afinal de contas o que é ter uma alimentação mais saudável (isso é algo que você precisa estabelecer nesse momento)?

Metas se transformam em submetas . Ou seja, o que, dentro da meta, é necessário ser feito. No exemplo da saúde como objetivo e da alimentação melhor como meta, as submetas poderiam ser: procurar um nutricionista ou comer mais legumes e frutas orgânicas. Cada uma dessas submetas já é bem mais prática, mas ainda exige um conjunto de ações, não é mesmo?

Essas ações são as tarefas. As tarefas são a última fase, aquilo de mais prático que se pode fazer. Elas deve ser práticas, pontuais e se resolvem por si mesmas. No caso de procurar um nutricionista poderia ser: fazer uma pesquisa no Google ou pedir o telefone da nutricionista da minha irmã. Assim que fizer a lista deste conjunto de ações, você poderá saber o que é necessário e IMPORTANTE fazer para conquistar seus objetivos.

A organização e gestão do tempo permitem que possamos colocar tarefas importantes no nosso dia a dia, e não só aquelas necessárias ou circunstanciais. As tarefas importantes são essas, que você realiza em prol de realizar um objetivo. Se existissem só elas seriamos todos pessoas bem realizadas, mas elas dividem o espaço com as tarefas urgentes, e esse é o problema – e onde entra a gestão.

Tarefas urgentes, como o próprio nome diz, são as que são necessárias. E necessárias agora. A louça do almoço, o relatório semanal ou limpar o xixi do cachorro não tem negociação, mas também não te levam a conquistar nada no final das contas. São tarefas que se esgotam em si mesmas. Ninguém ganha um troféu por lavar melhor a louça e isso não vai te fazer mais ser mais saudável como um todo, mas experimenta deixar a louça lá e veja sua saúde indo para o buraco. As tarefas urgentes são para não piorar o que já temos, mas não constroem nada. Não levam a cumprir os objetivos mas são necessárias para se viver decentemente.

O mais importante é não abrir mão das tarefas importantes, e assim não acabar desistindo do seu objetivo. Se você foi ao nutricionista e ele te mandou anotar as suas refeições todos os dias, isso é uma tarefa bem importante, porque ela te leva a algum lugar, leva ao seu objetivo de fato. Senão, a chance de você se sentir sobrevivendo, e não vivendo é muito grande.

Faça pelo menos uma ou duas tarefas importantes no seu dia e veja as coisas mudarem depois de um tempo. Esse é o poder do hábito, o poder das pequenas mudanças que fazem a diferença.

Publicado por Andrea Pavlo

Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa. Mãe da Nina de quatro patas, gosto de viajar, ler e sempre continuar estudando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: