7 coisas para fazer pelo seu auto desenvolvimento na quarentena

A quarentena é, simplesmente, o mundo parando. Todos os países, nações, cidades. Desde a sorveteria da esquina até a Nasa, todos estão em casa, ou pelo menos se protegendo muito. Quer uma chance maior para se conhecer e sair uma pessoa melhor, do que um tempo realmente para você. Sim, eu sei que as obrigações não pararam por completo, mas tenho certeza de que é mais fácil achar uma brechinha nesses dias do que nos outros. Aqui estão 7 dicas de como tornar esse momento ainda melhor.

1) Ler

A quantidade de leitura de qualidade voltada ao autoconhecimento aumentou exponencialmente nos últimos anos. As pessoas estão realmente interessadas no auto desenvolvimento, e não faltam lives, livros e uma centena de estudos interessantes que podem realmente mudar a sua vida.

Não, não é autoajuda. A maioria é baseado em estudos realmente sérios, psicologia como ciência. Em breve deixarei uma boa lista por aqui.

2) Meditar

Estudos e mais estudos mostram os benefícios da meditação, inclusive para o aumento da imunidade, algo que vai nos ser bem útil – não só agora mas para sempre. Existem muitas meditações guiadas no Youtube e também apps que te ajudam a meditar como o Lojong, Vivo Medita e Medite-se. Escolha a sua forma de meditação e tire uns minutos por dia. Pode ser bem pouco no começo mas garanto que com o tempo você vai esperar ansioso por esse momento do seu dia.

3) Mudar um hábito

No excelente livro “O poder do hábito” de Charles Duhigg, aprendemos como mudar o hábito e a importância disso para a nossa vida. Aliás, o sucesso em qualquer área nada mais é do que pequenas mudanças diárias que vão gerando grandes transformações. Escolha algo do qual quer se livrar – o hábito de fumar por exemplo – e examine seu hábito. Por que ele acontece? Em que momentos do dia? Quando começou? Arrume estratégias para modificar, como colocar algo mais saudável no lugar, como ler um livro ou dar uma volta – por enquanto só pela casa mesmo.

4) Revisitar o passado

Minha mãe achou aqui na casa dela uma sacola cheia de fotos antigas. Foi muito bom ter esse tempinho para olhar as fotos, apresentar os parentes já mortos para as crianças e relembrar boas histórias. Que tal fazer isso e ainda, de quebra, dar uma boa organizada. Tenho certeza de que algumas lembranças, mesmo doloridas, podem fazer você entender o seu presente e , quem sabe, modificar as coisas?

5) Pensar em alternativas para o futuro

Roda da vida, lista de sonhos, whislists de viagens…que tal aproveitar esse tempo para pensar e planejar de verdade o seu futuro? Pensando inclusive nas mudanças que a pandemia vai trazendo para as nossas vidas, não é mesmo? Sonhar é primeiro passo para a realização,mas não podemos ficar só nisso. Veja que ações serão necessárias para cada sonho.

6) Fazer terapia

Puxando a sardinha para o meu braseiro, estou atendendo pessoas que estão tendo tempo de mergulhar profundamente em si mesmas para acabar com a dor. Eu mesma passei por esse processo, em um momento em que pude fazer isso – privilégio meu – mas a maioria das pessoas não consegue. A terapia mexe profundamente com a gente, e ter um tempo para se curar pode ser a mudança que você mais precisa na sua vida.

7) Aprender uma coisa nova

Quantas vezes você pensou em estudar filosofia e no mesmo momento falou “faço isso na aposentadoria”? Em um mundo em que cada vez menos nos aposentaremos, pelo menos não mais daquela maneira antiga, deixar seu sonhos – mesmo que pareçam bobos – engavetados é perda de tempos. Vamos aprender qualquer coisa, mesmo que alguma crença te diga que é tarde ou cedo demais. Quem faz o seu tempo é você! Lembre-se disso!

Publicado por Andrea Pavlo

Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa. Mãe da Nina de quatro patas, gosto de viajar, ler e sempre continuar estudando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: