Reorganizando a vida – finanças

Estava conversando outro dia com uma amiga que está fazendo alguns cursos sobre finanças. Ela se interessou pelo assunto depois que seu pai faleceu e ela se viu às voltas com números, projeções e investimentos dos quais nunca entendeu nada. Lá pelas tantas ela falou que só fez isso porque precisava no que eu retruquei que todo mulher precisa.

Isso porque ter uma vida financeira saudável é muito emponderador. Quando não dependemos de ninguém, temos a total e real liberdade. Ainda somos o sexo que ganha menos, que tem menos oportunidades de bons salários. Ainda somos a parcela que menos estuda e, quando consegue, nunca tem um salário equivalente. Então, precisamos ralar o dobro e se organizar muito mais do que eles – os homens.

Primeiro que, esse ano, eu decidi focar em organizar a minha vida financeira e isso para mim não é muito fácil. Encontrei um site chamado “Finanças Femininas” onde tem muito conteúdo bacana e ainda planilhas para gente baixar e manter tudo sobre controle.  Ela dá boas dicas para a mulherada e isso é de um empoderamento sensacional.

cartao-de-credito-pre-pago-financas-femininas-01-780x600

No dia a dia, eu uso uma dica da minha ex-assistente diva Raquel, o site e app “Guia Bolso”. Ele é gratuito e você o conecta a sua conta bancária e cartões de crédito e consegue manter tudo sobre controle. Uma vez por semana eu entro lá e classifico todos os meus gastos, assim eu sei por onde o dinheiro anda escoando . É incrível como às vezes tem coisas que eu não me lembro de ter gastado de jeito nenhum e ele mostra. Bem legal!

Também decidi dar um fim aos cartões de crédito mas, como tenho muitos gastos de sites e aplicativos, por conta do blog, eu uso o do Banco Neon. É um banco virtual, sem taxas, onde você pode emitir um cartão de crédito que é carregável. Assim, você só gasta o que já tem lá. O problema é que você precisa manter a atenção, porque para carregar só pagando um boleto, que tem um custo de 2,90 e que demora 3 dias úteis para cair na conta. Então eu calculo o gasto e mando tudo de uma vez, assim que recebo, assim posso usar o cartão tranquilamente.

Fiz também uma planilha detalhada de tudo o que preciso pagar, dívidas acumuladas – encontrei essa planilha também no Finanças Femininas. Sim, não é legal, mas passei por períodos bem difíceis e o que ainda me sobrou disso foram dívidas e um peso que estou tentando eliminar. Ali, estou negociando tudo, calculando os juros de cada dívida e assim, podendo aprender sobre o assunto e parar de ser trouxa.

Sério, trabalhamos para o governo e para os bancos. Precisamos, definitivamente, parar com isso.

Finança não é coisa de homem tá linda? Bora organziar e entender do seu dinheiro. Estou lendo alguns livros bem legais também, mas depois faço uma resenha dos meus estudos de dinheiro e prosperidade. Aguardem!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s