Organizando a vida

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer, apesar de saber que em alguns momentos isso passa em branco, é organizar a vida. Como uso métodos de coaching e estudei muito sobre isso, sei o quanto isso é importante. Precisamos ter tudo organizado para que as coisas fiquem mais fáceis e paremos de só apagar incêndios, ao invés de realmente prosperar.

Prosperar é ir atrás do seus objetivos e ir conquistando, mesmo que seja aos poucos. Não, não é necessariamente ter uma Lamborghini na garagem, apesar de sabermos o quanto seria bacana. Mesmo que o nosso budget seja curto, precisamos de um método e sim,  e muitos métodos são de graça.

No meu caso, este ano, eu voltei a usar o day planner de papel. Eu comprei, pelo segundo ano, o da Paperview, uma papelaria online que faz todo tipo de coisinhas fofas com o nosso nome (a chancela com as minhas iniciais já foi pra whishlist). Você pode escolher uma agenda de papel, um planner ou uma agenda online, o importante é que ela te dê um local para compromissos (aquilo que fazemos com hora marcada) e tarefas (ou as coisas que vamos fazendo durante a semana, como ir à lavanderia ou abastecer o carro). Quanto mais específico for o planejamento da sua semana, seu dia e até mesmo seu mês, melhor.

br-pa697wwardz1br-1-catalog

Abaixo listo algumas  coisas necessárias para uma boa organização:

  1. Escolha seu método. Pode ser uma agenda de papel ou até post it eletrônicos, desde que você possa levá-lose que, claro, funcione para você.índice
  2. Separe o tempo em unidades, ou seja, tarefas de um dia, tarefas da semana e tarefas do mês. Todo começo de mês eu planejo o mês, coloco os compromissos já agendados e separo feriados, por exemplo.
  3. A cada trimestre, replaneje suas metas de vida. Eu uso a roda da vida (vou fazer um post exclusivamente sobre ela) separando a minha vida em 8 áreas. Analiso, a cada trimestre, como estão as áreas da vida e foco naquilo que precisa de mais carinho.
  4. Sem preguiça. Organização não é perda de tempo, é ganho. Você precisa se gerenciar, então comece por aí.
  5. Todos os dias, a primeira tarefa é olhar a agenda. Veja como está o seu dia e quais tarefas será possível encaixar aí.
  6. Estabeleça prioridades. No livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” , Stephen R. Coven ex146352_4plica a diferença entre tarefas Urgentes e tarefas Importantes. As importantes são aquelas que vão fazer você chegar mais perto dos seus objetivos, como uma aula de violão se você quiser tocar numa banda. As urgentes são aquelas que vão aparecendo como levar seu carro à oficina ou pagar a faxineira. Ambas são importantes, mas é fácil focarmos somente nas urgentes, faltarmos à aula de violão e nunca alcançarmos nosso sonho de tocar numa banda, por exemplo. Por isso é necessário focarmos sempre em ambas as tarefas.
  7. Cuidar de você também é prioridade. Agende médicos, exames. Separe um tempo para exercícios físicos e para comer de maneira saudável. Isso muda tudo.
  8. Tenha a sua cabeça uma grande meta do ano. Se você colocar várias, com certeza vai se perder, então entenda que precisa escolher uma. Se for uma viagem, isso já acarretará várias outras metas pequenas, como tirar o passaporte ou guardar dinheiro, então é o suficiente. Emagrecer exige mini metas também, então foque, Foco é bem importante.
  9. Não escolha suas metas pelas pessoas e sim por você mesma. Se todo mundo diz que você precisa emagrecer mas você se sente bem assim, simplesmente ignore. Escolha aquilo que te fizer feliz.
  10. Não desista. É difícil e você vai esquecer muitas vezes até criar o hábito mas vale a pena.

 

“Não é pra ser fácil. É para ser feito!”

Fabiano Góes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s